Medicina de família de Lakewood
Para dar suporte às suas decisões clínicas, médicos e enfermeiros do Lakewood Family Medicine em Holland, Michigan, contam com a ferramenta de raciocínio clínico da Isabel Healthcare, Isabel, para acessar dados de pacientes baseados em evidências e possíveis doenças desde janeiro de 2010.
Solução com Isabel
O Dr. Tim Smith, profissional da Lakewood Family Medicine, aprendeu sobre a Isabel Healthcare e decidiu implementar a tecnologia. Isabel capacitou médicos da Lakewood Family Medicine com informações para diagnosticar pacientes com precisão.
A ferramenta de raciocínio clínico da Isabel permitiu encaminhamentos mais focados, exames mais apropriadamente solicitados e menos consultas. Os médicos da Lakewood Family Medicine notaram que há menos necessidade de consultar colegas informalmente, economizando tempo e melhorando a experiência do paciente.
Desafios de diagnóstico
Antes de usar o Isabel, os médicos tentaram outras ferramentas, incluindo o Epocrates e o UpToDate, para auxiliar no diagnóstico do paciente. Eles descobriram que o Epocrates ocupava muito da memória do sistema, enquanto o UpToDate tinha limitações de poder inserir apenas um sintoma. Posteriormente, os médicos não tinham acesso a informações de uma única fonte de referência e dependiam muito de consultas para diagnosticar os pacientes. Recorrendo ao Isabel, os médicos descobriram que o Isabel fornecia as informações críticas que faltavam e melhorou sua velocidade no tempo de diagnóstico.
“Isabel fornece uma avenida para refrescar a memória e estimular o pensamento diagnóstico. Com um clique, Isabel entrega conteúdo clínico relevante para educar nossos médicos e acelerar o tempo para o diagnóstico.” disse o Dr. Tim Smith, Lakewood Family Medicine.
Resultados da Lakewood Family Medicine com Isabel
Desde que começaram a usar Isabel em sua prática, os médicos da Lakewood Family Medicine diagnosticaram com sucesso vários pacientes com a ajuda da ferramenta Isabel. Dois casos provaram ser particularmente desafiadores para os médicos diagnosticarem – e com Isabel, eles encontraram o diagnóstico certo e impactaram profundamente as vidas de dois pacientes.
Caso de paciente nº 1: Uma mulher de 40 anos de Michigan apresentou um histórico de quatro anos de mialgia, parestesia, febre e fadiga. Após seu exame, foram feitas consultas com doenças infecciosas e reumatologia, e os resultados foram inconclusivos. Os resultados laboratoriais da paciente não indicaram doença de Lyme, então os médicos já haviam descartado esse diagnóstico. Ao inserir seus sintomas no sistema Isabel, a doença de Lyme apareceu no topo da lista de resultados diferenciais. Os médicos a reexaminaram usando um teste alternativo e, posteriormente, a diagnosticaram com doença de Lyme. A paciente agora está recebendo cuidados adequados de um especialista em Nova York para tratar sua condição.
Caso de paciente nº 2: Um homem de 14 anos com histórico de quatro anos de febre recorrente e dor articular persistente procurou tratamento no Lakewood Family Medicine. Sua dor intensa limitou sua capacidade de praticar atividade física. Um diagnóstico inicial de espondilite anquilosante foi feito, e ele foi encaminhado a um reumatologista. Como ele foi diagnosticado incorretamente, o plano de tratamento falhou, e ele foi encaminhado de volta ao seu médico no Lakewood Family Medicine. O médico inseriu os sintomas e dados demográficos no Isabel, o que indicou que a doença de Lyme era uma causa provável. Com essas informações, os médicos solicitaram exames laboratoriais e logo conseguiram fazer um diagnóstico correto da doença de Lyme. O paciente começou e respondeu bem durante um plano de tratamento de quatro semanas – uma melhora significativa em relação à batalha de quatro anos contra os sintomas. O paciente agora conseguia andar de bicicleta por seis milhas e passar uma hora praticando rebatidas – atividades que ele não conseguia fazer nos últimos quatro anos.
Sobre Lakewood Family Medicine
Com sede em Holland, Michigan, a Lakewood Family Medicine é uma clínica de medicina familiar e certificada pelo American Board of Family Practice. Afiliada ao Holland Hospital, há 11 médicos e cinco enfermeiros na equipe que atendem aproximadamente 250 pacientes por dia.